APRENDIZADO LÚDICO ATRAVÉS DO CAVALO
A equoterapia é uma ciência bastante nova no Brasil, cerca de 20 anos. Mas, hoje esta terapia que utiliza o cavalo como instrumento terapêutico tem excelentes centros distribuídos em vários estados e, em Brasília, está instalada a Associação Nacional de Equoterapia (Ande-Brasil), que funciona na Granja do Torto. Em Roraima, a ciência está sendo cada vez mais difundida e, desde 2000, vem sendo utilizada no tratamento de diversos problemas – físicos, psíquicos e comportamentais, incluindo dificuldade de aprendizagem, com sucesso.
O sucesso do trabalho desenvolvido pelo Centro Estadual de Equoterapia Thiago Vidal Magalhães Pinheiro deve-se a capacitada equipe de profissionais que lá dedicam seus conhecimentos. O Diretor do centro, Henrique De La Roque, ressalta que a terapia é desenvolvida por uma equipe interprofissional e multidisciplinar, integrada por ele próprio, que além de grande conhecedor de cavalos, é integrante da cavalaria da Polícia Militar de Roraima,
A procura pela equoterapia tem aumentado e não somente por quem necessita de cuidados especiais na área física ou psicológica.
“O cavalo, além de funcionar como fator de integração, quando utilizado como instrumento terapêutico obtém resultados dificilmente alcançados por outros tratamentos, pois age simultaneamente no sistema orgânico e psicológico, além de beneficiar o comportamento social.
“Não há nenhum tratamento que transmita ao praticante a quantidade de movimentos que o cavalo transmite, pois em apenas um minuto, ocorrem de 1.800 a 2.200 estímulos na região do pélvis e coluna e, em torno de 40 a 45 mil estímulos numa sessão de meia hora”.
Além disso, vale lembrar que a relação cavaleiro/cavalo contribui
– comprovadamente - para elevar a autoestima e sociabilidade dos praticantes de equitação.
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
Na equoterapia é essencial uma equipe multidisciplinar para desenvolver o tratamento, seja para tratar problemas físicos ou psicológicos. Ao procurar o Centro de Equoterapia Thiago Vidal de Magalhães é realizada uma avaliação do futuro praticante. A equipe, constituída por , fisioterapeuta, psicóloga, instrutores de equitação, pedagogos e fonoaudióloga, avalia caso a caso e é feito um programa de exercícios. Se a dificuldade do praticante é de aprendizado, é feito um programa na área pedagógica. Muitas vezes há a participação de um ou mais profissionais durante o tratamento. No caso, por exemplo, de um aluno paraplégico, o programa terá a participação de um fisioterapeuta, mais o instrutor de equitação.
Até algum tempo atrás, não se imaginava os benefícios da equoterapia para o desenvolvimento do aprendizado cognitivo e intelectual. Entretanto, hoje já está mais do que provado as inúmeras vantagens que a equoterapia aplicada à educação proporciona a crianças e adolescentes com dificuldade escolar, como a reestruturação e desenvolvimento das fases motoras, da atenção e percepção.
“O tratamento utilizando o cavalo é lúdico, então não há o estigma dos consultórios”, observa o Psicopedagogo Gemaque, que integra a Equipe Interdisciplinar do centro. Ele acrescenta que o tratamento de crianças com problemas de aprendizagem através da equoterapia apresenta excelentes resultados, pois a prática eleva a autoestima, melhora a concentração e a postura dos pequenos praticantes em relação à atitudes. A novidade, o andar a cavalo, já é uma fonte de novas descobertas e as crianças sentem-se mais seguras quando constatam a capacidade de lidar com o animal com tudo que isto implica: afetividade, adquirir o controle, desenvolver a concentração.
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